terça-feira, 5 de abril de 2016

Encontro de formação nacional | XIII Assembleia Nacional JMV | Reunião do Conselho Nacional Alargardo


No dias 2 e 3 de abril os jovens da JMV de Portugal estiveram reunidos em Fátima para o encontro de formação nacional, a XIII Assembleia Nacional e a Reunião do Conselho Nacional Alargado.

O dia 2 de abril foi dedicado à formação dos jovens. Começámos com uma palestra do Assessor Nacional, Padre Fernando Soares, que nos falou sobre a Misericórdia, desafiando-nos a viver as cinco virtudes vicentinas que resultam da prática da misericórdia. Ainda da parte da manhã houve espaço para os jovens se reunirem por setores e fazerem um ponto de situação das principais conquistas e dificuldades. Assim, reunidos por grupos (que reuniram os Presidentes, Secretários, Tesoureiros, Formação, Liturgia, Mariano, Caridade, Missão) houve um momento de partilha em que os jovens transmitiram aos homólogos nacionais quais os principais a destacar dos seus grupos. 

Da parte da tarde o Padre Ramom Vergasta expôs aos jovens as linhas principais da Encíclica "Laudato Si". Através da suas palavras os jovens foram desafiados a cuidar da nossa Casa Comum, que é o nosso Planeta Terra, e estar atentos para os excessos que cometemos diariamente e que comprometem as gerações vindouras. No final da tarde tivemos dois workshops, orientados pela Isabel Teixeira e pelo Francisco Vilhena, jovens da JMV, que tiveram como principal objetivo dar aos jovens as ferramentas necessárias para que nos respetivos grupos aprofundem a sua vivência mariana e enquadrem as suas atividades de acordo com o ano litúrgico. No final do dia participámos no Rosário na Capelinha das Aparições no Santuário de Fátima e na Procissão das Velas. Terminámos, assim, o dia junto a Nossa Senhora de Fátima, que sempre nos acolhe com o sei manto maternal.

No domingo, 3 de abril, iniciámos o dia com a Eucaristia, que teve um momento muito especial: as jovens da JMV Portugal que vão partir em Setembro para a missão em Moçambique receberam os seus bilhetes de avião. Um momento muito simbólico que revela que o esforço que todos os jovens da JMV de Portugal têm estado a fazer por esta missão está já a dar os primeiro frutos. Após a Eucaristia iniciámos a XIII Assembleia Nacional da JMV Portugal, com a presença do Conselho Nacional, Conselhos Regionais e jovens representantes dos grupos JMV. Para além dos pontos relativos à aprovação do relatório de contas do ano anterior, do orçamento do ano seguinte e do plano de atividades, o principal ponto da assembleia desta ano foi a aprovação da proposta de alteração dos estatutos nacionais da JMV, que agora vai ser submetida ao Conselho Internacional, para aprovação. Foi um momento de grande importância, onde sentimos que estamos a melhorar cada vez mais os pilares desta nossa casa que é a JMV.

Da parte da tarde, decorreu a reunião do Conselho Nacional Alargado, ou seja, uma reunião do Conselho Nacional da JMV de Portugal que é aberta a todos os jovens. Nesta reunião foi feito um balanço das atividades anteriores e viram-se sem perspetiva as próximas atividades. Tiveram grande destaque dois pontos: a Missão da JMV Portugal em Moçambique (tendo o Conselho Nacional partilhado qual o ponto de situação e apelando à continuação do envolvimento de todos os jovens), o Documento Final da IV Assembleia Geral da JMV, que decorreu em julho de 2015 em Salamanca, e o Plano Quinquenal do Conselho Internacional da JMV. No âmbito destes dois últimos pontos, o Presidente Nacional, António Clemente, transmitiu presencialmente as jovens aqueles que foram os ecos da Assembleia Geral do ano passado e quais os desafios que resultam para o Conselho Nacional de Portugal e para todos os grupos, quer deste documento, quer do plano quinquenal.












Sem comentários: