sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Jornadas Missionárias Diocesanas e Assembleia Diocesana em Cernache do Bonjardim




Aproveitando as Jornadas Missionárias Diocesanas em Cernache do Bonjardim, irá após o almoço, realizar-se a Assembleia Diocesana e de seguida a Eucaristia, marcando o início do Ano da Fé na nossa Diocese.

O dia 20 de Outubro será um dia diocesano cheio de significado. Das 10h00 até ao almoço, realizamos a jornada diocesana das missões (entre nós, habitualmente, na véspera do Dia Mundial das Missões). Crianças, jovens e adultos vão querer participar nas actividades programadas por grupos etários. Três Secretariados diocesanos estão empenhados nesta acção: o das Missões, auxiliado pelo da Catequese e pelo da Pastoral juvenil.

Das 14h30 às 15h30, o Secretariado diocesano da Pastoral apresenta as principais actividades que, no âmbito da diocese, nos mobilizarão no Ano Pastoral de 2012/13. A atenção centra-se principalmente nas actividades do Sínodo Diocesano. E de entre todas, sobressairá a reunião periódica dos grupos sinodais paroquiais, entre Novembro deste ano e Junho de 2013.

Finalmente, pelas 16h00, o Senhor Bispo preside à Eucaristia e procede à solene abertura do Ano da Fé, na diocese. O ano da fé, convocado pelo Papa Bento XVI, prolongar-se-á de 11 de Outubro de 2012 (50º aniversario da abertura do II Concilio do Vaticano e 20º da publicação do Catecismo da Igreja Católica), a 24 de Novembro de 2013. Neste dia, serão distribuídos vários símbolos da Fé, nomeadamente: cada arciprestado receberá um cirio, que percorrerá as respectivas paróquias; um cirio para estar presente nos lares e à sua volta e da Palavra de Deus, cada família professe a fé e reze; um pratinho em barro (artesanato de Flor da Rosa). Quer os cirios, quer o pratinho têm dizeres apropriados ao evento.

Sem comentários: