sábado, 26 de maio de 2012

Liturgia da Solenidade do Pentecostes, 27.05.2012




Solenidade de Pentecostes – Ano B
27 de maio de 2012


O tema deste domingo é, evidentemente, o Espírito Santo. Dom de Deus a todos os crentes, o Espírito dá vida, renova, transforma, constrói comunidade e faz nascer o Homem Novo.

O Evangelho apresenta-nos a comunidade cristã, reunida à volta de Jesus ressuscitado. Para João, esta comunidade passa a ser uma comunidade viva, recriada, nova, a partir do dom do Espírito. É o Espírito que permite aos crentes superar o medo e as limitações e dar testemunho no mundo desse amor que Jesus viveu até às últimas consequências.

Na primeira leitura, Lucas sugere que o Espírito é a lei nova que orienta a caminhada dos crentes. É Ele que cria a nova comunidade do Povo de Deus, que faz com que os homens sejam capazes de ultrapassar as suas diferenças e comunicar, que une numa mesma comunidade de amor, povos de todas as raças e culturas.

Na segunda leitura, Paulo avisa que o Espírito é a fonte de onde brota a vida da comunidade cristã. É Ele que concede os dons que enriquecem a comunidade e que fomenta a unidade de todos os membros; por isso, esses dons não podem ser usados para benefício pessoal, mas devem ser postos ao serviço de todos.







Para ver as Leituras da Solenidade do Pentecostes, clique AQUI.

Para ver o Evangelho da Solenidade do Pentecostes, clique AQUI.

Para ver uma Reflexão sobre o Evangelho da Solenidade do Pentecostes, clique AQUI.


Fontes:
A Caminho
Beneditinos
Dehonianos
SDPL Viseu

Sem comentários: