quarta-feira, 22 de julho de 2009

22 JULHO | Solenidade de Santa Maria Madalena




Hoje a Igreja celebra a Solenidade de Santa Maria Madalena. Celebra a conversão da pecadora e depois grande santa, hoje venerada em toda a cristandade. O arrependimento sincero dos nossos pecados há-de atrair a misericórdia de Deus como Santa Maria Madalena.



João 20, 1.11-18

No domingo, Maria Madalena foi ao túmulo, logo de manhã, fazendo ainda escuro e viu que a pedra que o tapava já tinha sido retirada. Maria estava junto ao túmulo da parte de fora, a chorar. Entretanto, inclinou-se para dentro do túmulo e viu dois anjos vestidos de branco. Estavam sentados no sítio onde tinha sido colocado o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. Eles perguntaram-lhe: "Mulher, por que estás a chorar?" E ela disse-lhes: "Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram." Logo a seguir, voltou-se para trás e viu Jesus, de pé, mas não sabia que era ele. Perguntou-lhe Jesus: "Mulher, por que estás a chorar? Quem é que procuras?" Ela pensava que era o homem encarregado da propriedade e disse-lhe: "Se foste tu que o tiraste, diz-me onde o puseste que eu vou lá buscá-lo." Jesus chamou-a: "Maria!" Ela então exclamou: "Rabuni!" (palavra que quer dizer "meu Mestre"). E Jesus disse-lhe: "Deixa-me, porque ainda não voltei para o meu Pai. Vai ter com os meus irmãos e dá-lhes este recado: eu volto para o meu Pai e vosso Pai, para o meu Deus e vosso Deus." Maria Madalena foi dar a notícia aos discípulos e dizia: "Eu vi o Senhor!" E contou-lhes o que ele lhe tinha dito.



O que é que o Senhor me está a querer dizer?


* Maria Madalena sem Jesus fica desorientada e perdida. Nada mais tem a fazer senão chorar de desalento. Sem Jesus que sentido tem a vida?

* Madalena, na sua tristeza, não desiste e procura, está atenta, pergunta e tem os ouvidos bem abertos para Lhe reconhecer a voz. Será que estou atento à voz do Senhor? Será que O sei reconhecer nos jardineiros desta vida?

* Jesus dá novo sentido à vida de Maria Madalena e dá-lhe uma nova missão. Vai dizer aos meus irmãos "Eu vi o Senhor". Não será também a minha missão?




Sem comentários: